Páginas

Eventos

EVENTOS 2015


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  Festa da Páscoa do Turno Matutino 





EVENTOS 2014

I - Eventos Internos 







II - Eventos Externos



Passeio ao Cinema

O espetáculo PROIBIDO ELEFANTES

Apresentação do Coral Sorriso no dia 12 de outubro

Teatro Riachuelo

3 de dezembro dia Internacional da Pessoa com deficiência



EVENTOS 2013

I - Eventos Internos

1- Aniversário dos Usuários
Consiste em uma confraternização em homenagem aos usuários aniversariantes do mês, realizada na tarde da última terça-feira de cada mês, com o objetivo de proporcionar a elevação e afirmação da autoestima dos usuários e promover a integração dos participantes.


2 - Aniversário dos Funcionários
Consiste em uma confraternização em homenagem aos funcionários aniversariantes do mês, realizada na manhã da última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de proporcionar a valorização dos funcionários e promover a integração dos participantes. 


3 - Semana da Páscoa
Com o objetivo de viabilizar atividades culturais e de lazer, como estabelece a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, foi realizada na ultima semana do mês de março um trabalho alusivo a Páscoa com os grupo em atendimentos, foram realizadas atividades como confecção de cartazes sobre os símbolos da Páscoa, as atividades foram muito bem aceita, pelos usuários que participaram, com muito prazer, como pelos cuidadores, que ficaram felizes por ver seus filhos socializados com o grupo e participando do trabalho.

O Centro-dia, na manhã do dia 17 de maio de 2013, realizou um evento em homenagem as mães dos usuários. A festa visava proporcionar momentos de lazer e descontração as mães (cuidadoras), contribuindo para a diminuição do estresse decorrente da prestação de cuidados prolongados, como recomenda as Orientações Técnica do Centro-dia (2012 p.25) As mães compareceram e participaram com muita alegria e descontração das brincadeiras propostas, foi um momento de socialização: mães/mães, mães/filhos e mães/profissionais.


No dia 20 de junho a partir das 15 horas realizou-se no Centro-dia de Referência para Pessoas com Deficiência a Festa Junina, com direito a muito forró e arrasta pé. Animados pelas cantigas de São João os usuários e suas famílias se divertiram dançando quadrilha e muito forró. A Festa Junina teve como objetivos valorizar a cultura popular e reconhecer a importância cultural desta festa, bem como, propiciar momentos de socialização e lazer para os usuários e suas famílias. 


No Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, durante todo o mês de agosto, foram realizadas atividades alusivas ao Folclore, com o objetivo de oferecer oportunidade para que os usuários desenvolvessem ações efetivas no processo de aprendizagem, favorecendo a superação das suas dificuldades. A culminância aconteceu dia 30 de agosto com dança e comida típica. Foi observado que os participantes conseguiram resultados significativos e participaram ativamente das atividades propostas.


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi comemorada pelo Centro-dia de Referência para Pessoas com Deficiência através da “ I Mostra Centro-Dia” que foi um momento interativo em que o Centro-Dia apresentou uma pequena amostragem de uma série de atividades que foram desenvolvidas nas oficinas e projetos ao longo do ano, com o objetivo de promover a inclusão e socialização dos participantes e de ampliar o conhecimento e a visão de mundo do usuário e sua família.


II - Eventos Externos

1 - Audiência Pública
A Coordenadora do Serviço participou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 11 de abril, de uma audiência pública para debater ‘AS BARREIRAS FÍSICAS E ATITUDINAIS ENFRENTADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO RN’, propositura do Deputado George Soares (PR). Participaram da audiência autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e diversas unidades representativas dos deficientes de todas as regiões do Estado. Foi tratado na audiência o Projeto de Lei apresentado à Casa que dispõe sobre a gratuidade para as pessoas com deficiências nos transportes coletivos intermunicipais.

2 - Plano Plurianual de Natal 
A Coordenadora do Serviço participou do Seminário de Participação Popular na elaboração do Plano Plurianual de Natal para o Quadriênio 2014-2017, do dia 30 de abril, no auditório do IFRN Cidade Alta. A proposta do Seminário era de que os anseios e os interesses da comunidade fossem contemplados no Plano Plurianual 2014/2017, que tinha como foco o desenvolvimento sustentável da cidade, de forma transparente e democrática, respeitando a equidade e a participação social.


No dia 13 de junho de 2013, quatro Profissionais do Centro-dia e três mães de usuários participaram da Pré-Conferência de Assistência Social do Município do Natal, realizada no Centro Educacional Dom Bosco - Av. Guaratinguetá, 715, Gramoré, pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). A Pré-Conferência foi uma preparação para IX Conferência Municipal de Assistência Social, e na sua programação teve ênfase seis eixos que serão debatidos na Conferência.


Os Profissionais do Centro-Dia participaram do Seminário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Rio Grande do Norte, representada por sua Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, que foi realizado no dia 22 de julho do corrente ano. O Seminário teve como objetivo elevar o nível de conscientização da sociedade, formar e motivar profissionais de todas as áreas para atender, prevenir e reparar os danos causados a 30% dessa população que tem, pelo menos, um direito violado a cada dia.


Os Profissionais do Centro-Dia, um usuário e sua cuidadora participaram da IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada entre os dias 24 e 26 de julho, no Praiamar Natal Hotel & Convention – Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra, e que teve como tema principal "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”. A promoção do evento foi do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). A Conferência foi um espaço importante para a construção/consolidação da Política de Assistência Social. Foi um momento de discussão onde o poder público, juntamente com os trabalhadores da área e sociedade civil organizada, avaliou e aprovou as prioridades da assistência social no município. 


A Coordenadora do Centro-Dia PcD, Maria Eliene Morais, participou no dia 16 de agosto de 2013, no Solar Bela Vista, da solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), eleitos para o biênio 2013/2015. A mesma foi empossado como membro do CMDCD. O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, foi instituído pela Lei de nº 4672/95, e é um órgão superior de deliberação colegiada, de composição paritária entre governo e sociedade civil, está vinculado ao órgão da administração pública municipal responsável pela coordenação e execução de políticas voltadas para o social.


Na tarde do dia 1º de outubro de 2013 os usuários do Centro-Dia PcD e suas famílias participaram de uma AULA PASSEIO NO BARCO ESCOLA CHAMA MARÉ, que é um espaço pedagógico de educação ambiental do programa “Potengi Vivo”, desenvolvido pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) e da Universidade Potiguar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário