sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Primeiro Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência de Natal

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS)  implementou, no dia 14 de dezembro, o primeiro Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência de Natal, no Bairro de Igapó, na Rua Henrique Dias, nº414. 
Resultado de uma parceria entre os Governos Municipal, estadual e Federal, o Centro-dia de Referência irá oferecer  atenção  à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, servirá de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados,  o serviço será prestado prioritariamente para jovens e adultos em situação de dependência, pessoas/famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou aqueles em situação de pobreza inseridos no CADÚNICO.
A equipe multidisciplinar do Centro Dia será composta por Coordenador; Assistente Social; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; e dez Técnicos de nível médio responsáveis pelas atividades de cuidados pessoais dos usuários. O Centro Dia terá capacidade de atendimento de 30 usuários por turno. 
O acesso ao serviço se dará por meio de demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade; serviço de busca ativa; de encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; e ainda por meio de encaminhamento de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
O Centro Dia é uma unidade do SUAS que irá ofertar serviço às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras e, também de apoios para o desenvolvimento pessoal e social, como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivo ao associativismo, dentre outros apoios.
Neste serviço também são prestados orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social dos mesmos.
O atendimento ao usuário terá início com a acolhida e a escuta qualificada de suas demandas, a construção conjunta de um Plano Individual ou Familiar de Atendimento, onde serão definidas as atividades a serem desenvolvidas, as condições de acesso e permanência no Centro, os compromissos das partes envolvidas, as capacidades e ofertas disponibilizadas pelas partes, as dificuldades a serem superadas conjuntamente, os resultados esperados e a forma de acompanhamento dos resultados.
Hoje, os beneficiados pelo Núcleo de Atenção Especial - NAE, programa também desenvolvido pela SEMTAS, já estão sendo acolhidos pelo Centro Dia, e a partir do próximo ano  novas inscrições serão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário